Bárbara Raquel Paz (Campo Bom, 17 de outubro de 1974) é uma atriz e modelo brasileira. Fez uma participação como cantora na abertura da telenovela Maria Esperança.
Em 2001, participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, do SBT, tendo sido a vencedora e recebido um prêmio de 300 mil reais. Em 2003, recebeu o prêmio de melhor atriz de curta-metragem no 31º Festival de Gramado, pela atuação em Produto descartável.
Bárbara perdeu o pai aos seis anos de idade, e a mãe aos 17, sofrendo seis meses depois um acidente de carro que deixou várias cicatrizes, duas das quais no rosto,[1] tanto do lado esquerdo, quanto direito. Levou 400 pontos, por essa razão perdeu muitos trabalhos como atriz e modelo. A maquiagem passou a fazer parte de sua vida diária.[carece de fontes ]
Está casada com o cineasta Hector Babenco.
[editar] O acidente
No Natal de 1992, morando em São Paulo, resolveu visitar a família na pequena Campo Bom, cidade a 40 quilômetros de Porto Alegre. Encontrou-se com mais duas amigas, beberam muito e saíram de carro. O carro colidiu com a pilastra de um prédio, e o vidro do carro entrou em seu rosto. As duas amigas desmaiaram instantaneamente. A única desperta, Bárbara, saiu pelo vidro do veículo. Seu maxilar pendia, solto, no rosto. Os músculos faciais estavam dilacerados, a língua e o céu da boca, cortados.
Bárbara tentou ver o próprio rosto logo que a ambulância chegou. Não conseguiu. O grande choque foi na máquina de raios X.
![]() | Vi meu reflexo no vidro do aparelho. Não acreditei. Na minha infância eu usava corte de moleque. Bem curtinho. | ![]() — Barbara Paz |
.
Por mais de um ano, ela carregou os curativos das cirurgias reparadoras. Maquiava o esparadrapo. E não aceitava as cicatrizes. Vem desta época, também, o cacoete de tentar cobrir o rosto com os cabelos.
Aos 27 anos participou do reality show Casa dos Artistas, onde teve um breve relacionamento com o cantor Supla. Foi a partir de sua participação no programa que passou a ser conhecida e ter oportunidades na televisão. Em setembro de 2007, Bárbara foi capa da revista Playboy, onde protagonizou um ensaio nu.
Depois de interpretar três protagonistas em telenovelas, alguns filmes e peças de teatro, Bárbara conseguiu um papel na novela das 8 da Rede Globo, como a problemática Renata de Viver a Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário